Notícias

Setembro/2014 – LOCEM e LG Electronics do Brasil assinam contrato no projeto “Novos materiais magneto-dielétricos para uso em dispositivos de banda larga em sistemas 4G”.

Abril/2011 – Foi assinado novo contrato entre LOCEM e AFOSR (Air Force Office of Scientific Research) da US Air Force (USAF) para pesquisa e desenvolvimento no projeto “Electrical and structural properties study of layered dielectric and magnetic composites and blends structures for RF and microwave applications”, cuja vigência será de Abril/2011 a Março/2014.

Agosto/2010 – O LOCEM está desenvolvendo, juntamente com a DPM Engenharia, sensor ultrassônico para uso em pluviômetro óptico auto posicionado ao vento.

Julho/2010 – O LOCEM assinou contrato com a BrasilSAT no dia 22/07/2010 para o desenvolvimento de lentes dielétricas para antenas corneta com uso em comunicações via satélite.

Junho/2010 – Entre os dias 9 e 11, o LOCEM recebeu a visita do Chefe de Pesquisa da Força Aérea Americana (USAF), Dr. Harold Weinstock, e de pesquisadores da Base Aérea de Hanscom. Inicialmente, o grupo foi recebido pelo Reitor da UFC. Em palestras ministradas à comunidade universitária, Dr. Weinstock, Dr. Derov e Mr. Curtis apresentaram as principais linhas de pesquisa do órgão. O grupo ainda se reuniu com o Diretor do Centro de Tecnologia e posteriormente visitou os laboratórios do LOCEM.

Galeria de fotos da visita do Chefe de Pesquisa da Força Aérea Americana (USAF)


Fevereiro/2009 – Foi aprovado o projeto “Pesquisa e Desenvolvimento de Software para Otimização e Previsão da Operação de Rede Móvel – Rede Óptica Banda Larga Utilizando Tecnologia Radio Sobre Fibra (RoF)” no âmbito do EDITAL FUNCAP Nº 06/2008 – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

Novembro/2008 – Foi aprovada a proposta do INCT DE FOTÔNICA PARA COMUNICAÇÕES ÓPTICAS com o projeto “Estudo da performance de componentes ópticos sob codificação OPPM-OCDMA em regime não linear” no âmbito do Edital Nº 15/2008 – MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/ FAPERJ/FAPESP – INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Agosto/2008 – Foi aprovado o projeto “Pesquisa e desenvolvimento de antena de microlinha dielétrica para bloqueador em sistema celular e rádio” no âmbito do EDITAL FUNCAP Nº 05/2008 – SEGURANÇA PÚBLICA.

Agosto/2008 – LOCEM, ENDESA (Endesa Geração Brasil) e Central Termelétrica Endesa Fortaleza (CGTF) assinam contrato para pesquisa e desenvolvimento no projeto “Sensor óptico para medidas de altas tensões e correntes em geração e transmissão elétricas” cuja vigência será de Agosto/2008 a Agosto/2010.

Fevereiro/2008 – Foi assinado novo contrato entre LOCEM e AFOSR (Air Force Office of Scientific Research) da US Air Force (USAF) para pesquisa e desenvolvimento no projeto “A new dielectric resonator antenna operating with magneto-dielectric materials based in Y3Fe5-2XBiXBXO12 garnets”, cuja vigência será de Setembro/2008 a Agosto/2010.

Janeiro/2007 – LOCEM e CELESTICA assinam novo contrato no projeto “Desenvolvimento de software para otimização da operação de unidade móvel em sistemas de comunicações sem fio Radio sobre Fibra (RoF) em 3G e 4G”.

Julho/2006 – Foi assinado um contrato entre LOCEM e AFOSR (Air Force Office of Scientific Research) da US Air Force (USAF), situado em Arlington, Virginia-USA, para pesquisa e desenvolvimento no projeto “A new dielectric resonator antenna array (DRAA) operating with magneto-dielectric materials for use in high temperature environments”.

Março/2006 – LOCEM e CELESTICA assinam contrato no projeto “Pesquisa e Desenvolvimento na Miniaturização de Circuladores Ferromagnéticos para Uso em Telefonia Celular”.

Março/2006 – Firmado convênio entre LOCEM e CTA (Centro Técnico Aeroespacial) / IEA (Instituto de Aeronáutica e Espaço) no projeto “Pesquisa e desenvolvimento em Antenas Helicoidais Miniaturizadas para Aplicações em Cargas Úteis de Veículos Espaciais”.